Educação a distância (EaD), ou ensino a distância, ou teleducação, é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como, permite também que faça seu auto-estudo em tempo distinto. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz.
A interligação (conexão) entre professor e aluno se dá por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet, em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular, o iPod, o notebook, entre outras tecnologias semelhantes.
Na expressão ensino a distância a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). O termo educação é preferido por ser mais abrangente, embora nenhuma das expressões, segundo o professor, seja plenamente completa.
Sem dúvida uma modalidade súper importante!
ResponderExcluirSeja bem vinda ao mundo blogueiro...
bjs
Cristina você saberia dizer como o mercado vê o profissional com esse tipo de formação?
ResponderExcluirHoje em dia ainda ha um grande preconceito com os profissionais formados através de Ensino a Distancia, muitos acham que a distancia professor e aluno prejudicam no aprendizado. Através da pos que estou realizando de EAD, hj consigo analisar de uma maneira totalmente diferente, o auto aprendizado faz com que criemos o habito de estudar todos os dias, de pesquisa e principalmente o habito da leitura continua, que na minha opinião falta nas escolas e no cotidiano dos alunos presenciais.
ResponderExcluirConcordo com você, Kiki. Nessa era que estamos vivendo, em que todos estão ligados em todo o tipo de tecnologia a toda hora, a educação por esse meio seria um incentivo a mais.
ResponderExcluirBeijão, Livia